Código Win32 nativo

A linguagem de programação Clarion, desenvolvida na década de 80, é a base da linha de produtos da SoftVelocity. Ao longo de todos esses anos, a linguagem Clarion, sempre junto com o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), construiram uma reputação de produto sólido, que permite a criação de soluções orientadas a negócio de forma rápida e simples.

Sempre visando a facilidade de desenvolvimento, o produto Clarion já inclui compiladores para as linguagens C/C++, Pascal/Modula 2, e assembly, para que o desenvolvedor possa escrever e utilizar funções criadas nestas linguagens sem precisar recorrer a um ambiente externo.

A abordagem incremental do Clarion favorece a aderência a boas práticas de desenvolvimento. À medida que o primeiro passo para o desenvolvimento de uma aplicação em Clarion é a definição do modelo de dados (dicionário de dados) que será utilizado pela aplicação, e os componentes desse modelo estão disponíveis ao desenvolvedor para a criação de telas, relatórios, e de código fonte, os problemas com inconsistência de nomenclatura são reduzidos.

O dicionário de dados integra-se a outros componentes da IDE para facilitar a criação de menus, janelas de grid de dados, formulários, e relatórios. Essa integração resulta em um ambiente de desenvolvimento muito prático e rápido.

A linguagem Clarion foi desenvolvida com o objetivo principal de ser de fácil aprendizado, mas poderosa para permitir a criação de aplicativos com forte apelo visual, e comodidades para o usuário final.

Um exemplo da robustez da linguagem é o fato de ela ter mudado pouquíssimo na transição do DOS para o Windows. De fato, o controle do fluxo do programa, que é uma das partes mais sensíveis de qualquer programa, não foi alterado, e poucas palavras reservadas foram introduzidas à linguagem para suportar a natureza “event driven” do MS Windows.

Veja um exemplo de um bloco que controla uma tela, independente de sua complexidade:

 CODE

 OPEN( Window )

 ACCEPT

   CASE EVENT()

   OF EVENT:Accepted

     CASE FIELD()

     OF ?btnOk

       DO SalvaRegistro

       BREAK

     OF ?btnCancelar

       IF MESSAGE( ‘Confirma o cancelamento?’, |

         ‘Cancelar formulário’, ICON:Question, |

         BUTTON:Yes + BUTTON:No ) = BUTTON:No

         CYCLE

       END

     END

   END

 END

Note a simplicidade da linguagem, e como os blocos são facilmente distinguidos. Conheça mais sobre o poder do Clarion. Peça maiores informações hoje mesmo!